Erro
  • CREATE command denied to user 'pibid'@'localhost' for table 'flame_vvisitcounter' SQL=CREATE TABLE IF NOT EXISTS flame_vvisitcounter(id int(11) unsigned NOT NULL auto_increment, tm int not null, ip BINARY(20) not null, ipraw VARCHAR( 40 ) default NULL , userAgent varchar(1024) default NULL, data longtext, PRIMARY KEY (id), INDEX (tm), INDEX (ip) , INDEX iptm (ip,tm) ) ENGINE=MyISAM AUTO_INCREMENT=1
  • CREATE command denied to user 'pibid'@'localhost' for table 'flame_vvisitcounter' SQL=CREATE TABLE IF NOT EXISTS flame_vvisitcounter(id int(11) unsigned NOT NULL auto_increment, tm int not null, ip BINARY(20) not null, ipraw VARCHAR( 40 ) default NULL , userAgent varchar(1024) default NULL, data longtext, PRIMARY KEY (id), INDEX (tm), INDEX (ip) , INDEX iptm (ip,tm) ) ENGINE=MyISAM AUTO_INCREMENT=1

Resultados Alcançados e Atividades Desenvolvidas

 

O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INCENTIVO E APOIO À DOCÊNCIA-PIBID/UNIMONTES tem como objetivo contribuir para a formação de professores, de modo a não prescindir de uma questão que tem sido constante preocupação da Pró-Reitoria de Ensino desta Universidade: as questões epistemológicas que devem nortear a formação e orientar a prática pedagógica dos futuros professores da educação básica. Nessa perspectiva, a estratégia que predominou o desenvolvimento das ações foi a aplicação de metodologias e tecnologias de ensino, que emergiram do próprio trabalho cotidiano dos acadêmicos. Propomos ações de caráter experimental, tendo como norteadores os contextos sociais, culturais e econômicos de cada escola. Objetivamente, o Projeto se orientou por metodologias de pesquisa-ação colaborativa, o que possibilitou a incursão de diagnóstico e intervenção primando pela qualificação acadêmica e suas ações de apoio e incentivo à Formação Inicial dos bolsistas participantes.

 

O Projeto institucional Edição 2009, aprovado pelo Edital nº. 01/2011/CAPES/DEB-PIBID contemplou 12(doze) subprojetos em 09 (nove) Cursos Licenciaturas com, 164 (cento e sessenta e quatro) acadêmicos de iniciação à docência, 12(doze) coordenadores de área, 18(dezoito) supervisores de Escolas Municipais, 01(um) Coordenador Institucional, perfazendo um total de 195 (cento e noventa e cinco) bolsistas. As ações dos subprojetos estão sendo desenvolvida em 10 (dez) Escolas Públicas da Educação Básica.

 

Ações realizadas:

Em 20 meses de execução realizamos diversas ações conforme previsto pelo Projeto Institucional e Plano de Trabalho aprovado pela DEB/CAPES e o Convênio 131/2010, assinado pelo então Reitor da Unimontes, Professor Paulo César Gonçalves, e o atual Presidente da Capes, Professor Jorge Almeida Guimarães, no mês de Dezembro 2010. Dessa forma as atividades desenvolvidas impactaram resultados que vêm contribuindo para o fortalecimento e a articulação entre Universidade e Educação Básica, possibilitando de forma efetiva para a formação continuada dos professores envolvidos, rompendo com o distanciamento entre os dois níveis de ensino em diferentes ambientes de aprendizagem promovendo a reflexão sobre o novo olhar da Formação docente, da organização do tempo, do espaço escolar e acadêmico, confirmando o compromisso estabelecido na missão da Universidade e nos objetivos do Programa. Ademais contribuiu de forma significativa na formação inicial dos bolsistas participantes e, consequentemente, de forma interdisciplinar na otimização do ensino aprendizagem dos conteúdos propostos no currículo do ensino Fundamental e Médio, buscando, com isso, a intervenção na comunidade escolar, valorizando a reflexão, compreensão e a pesquisa durante a prática pedagógica intervencionista, além de proporcionar a formação de novos pesquisadores com a divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelos subprojetos em participações de eventos como congressos, simpósios, seminários, e publicações em livros institucionais e revistas indexadas.

 

As ações desenvolvidas no Projeto Institucional materializaram-se com os seguintes Produtos:

Em relação às Produções Didáticas - Pedagógicas: foram elaboradas um total de 234 (duzentos e dezesseis) produções Didáticas Pedagógicas, sendo 23 Banners, 08 Blogs, 01 Álbum Geográfico, 01 Estratégias e Sequências Didáticas, 08 Planos De Aula/Preparação de Aulas, 22 Minicursos, 28 Oficinas, 19 Projetos Educacionais, 01 Confecção de Produtos Diversos, 13 Apostila, 01 Cartilha, 02 CDs Pedagógicos, 02 Portifólios, 17 Folder, 15 Cartazes, 12 Boletim Informativo, 02 Cadernos Pedagógicos, 07 Jogos, 18 Roteiro de Aulas, 12 salas Ambiente Virtual e 24 Seminários Institucionais. O detalhamento destes produtos se encontra disponíveis no Anexo I.


Produções Bibliográficas:

Foram elaboradas um total de 264 (duzentos e sessenta e quatro) produções bibliográficas, contando com a publicação de 69 Artigos pelos bolsistas participantes dos 12 Subprojetos, 41 Resumos simples, 16 Resumos Expandidos, 12 Trabalhos de Conclusão de Cursos – Monografia, 04 Edições de Livros, 04 Publicações de Jornais nas escolas,118 apresentações de Pôsteres em 54 participações em eventos, sendo 02 eventos internacionais e 52 eventos nacionais, regionais e locais. O Detalhamento destes produtos se encontra disponíveis no Anexo II e Anexo VI.


Produções Artísticas Culturais:

Realização e elaboração de 28 produções incluindo exposições de trabalho, ação solidária, produtos recicláveis, apresentação de poesia, músicas, teatro e danças, atividades, tais como, desenho, pintura, grafite na escola, desfiles, feiras - literárias e culturais, e a criação de espetáculo de dança valorizando a arte local e seus artistas, bem como o patrimônio artístico e histórico. O detalhamento destes produtos se encontra disponíveis no Anexo III.


Produções Desportivas e Lúdicas:

Realização e elaboração de 23 produções incluindo Blogs, Atividades Lúdicas, projetos, jogos, gincanas, Confecção de materiais lúdico-pedagógicos, Oficinas de confecção de brinquedos, dentre outras atividades. O detalhamento destes produtos se encontra disponíveis no Anexo IV.


Produções Técnicas, Manutenção De Infraestrutura e Outras:

Realização e elaboração de 08 ações, sendo 01 Feira de Ciências, 02 Revitalizações - da biblioteca das escolas e Laboratórios de Informática, 03 intervenções em reestruturações de Proposta para o PPP`s dos cursos de licenciatura , 04 atividades referentes à Criação de Fóruns de Licenciatura e Formação Docente. O detalhamento destes produtos se encontra disponíveis no Anexo V.

 

Links:

                               

  CNPQ          periodicos

 

 

 ciencia  dominio